Cozinhas comunitárias recebem 12,8 toneladas de alimentos doados pela empresa Taurus – São Leopoldo

Na última semana, a Prefeitura de São Leopoldo recebeu a doação de 38 toneladas de alimentos da Taurus Armas S.A, que estão sendo entregues em três etapas. A primeira contemplou 12,8 toneladas e as próximas ocorrerão em agosto e setembro.




Entrega de alimentos doados pela Taurus

Foto: Daiani Aguiar/Prefeitura de São Leopoldo


Os produtos já recebidos foram destinados à Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) que na manhã de quinta-feira (15), iniciou o processo de distribuição junto às Iniciativas Comunitárias e Centros de Referências de Assistência Social (Cras) do Município.

Foram entregues 775 quilos de alimentos, cinco kits de limpeza, 100 litros de água sanitária e cinco kits de enlatados e molhos nas cinco iniciativas comunitárias, como Cozinha Comunitária da Ocupação Steigleder na Santos Dumont, Cozinha Comunitária da Ocupação Justo na Duque de Caxias, Cozinha Comunitária Marielle Franco no loteamento Tancredo Neves, grupo voluntário Almoço Comunitário na Campina e grupo voluntário Mãos da Comunidade na Cohab Duque.

Nas cinco unidades de Cras foi entregue o total de 500 cestas básicas, que posteriormente, serão distribuídas às famílias cadastradas que não recebem pela Rede de Ação Solidária ou pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). O restante dos alimentos e produtos de higiene serão destinados aos serviços socioassistenciais de alta complexidade como Lar São Francisco, Casa de Acolhimento, Centro de Referência para a População Adulta de Rua (Crepar) e Centro Pop.

Rejane Fagundes, 55 anos, é líder do grupo “Mãos da Comunidade”, que nasceu no início da pandemia em 2020. Além de beneficiar em torno de 400 pessoas semanalmente, o projeto também é motivo de incentivo diário para ela, que se sente feliz em ajudar a comunidade. “A necessidade desse povo hoje é a fome. Estamos muito felizes em receber esses alimentos, porque vamos transformar em refeições para distribuir para quem precisa”, disse a voluntária.




Entrega de alimentos doados pela Taurus

Foto: Daiani Aguiar/Prefeitura de São Leopoldo


Conforme explicou o secretário Fábio Bernardo, a partir do mapeamento das iniciativas comunitárias de São Leopoldo está sendo possível ampliar o alcance das entregas. A ação articulada pela SDS e Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea) garante visibilidade dos trabalhos voluntários nas comunidades para o Poder Público e possibilita mais apoios. “Antes só tínhamos o registro de três Cozinhas Comunitárias. Com o cadastro já constam 11 iniciativas e hoje estamos podendo entregar em duas delas, além das que estavam oficializadas”, afirmou Fábio. O secretário complementou que a intenção é permanecer na busca ativa das iniciativas para que possam se beneficiar com doações futuras.

“Entregar estes alimentos é gratificante, pois demonstra o reconhecimento deste trabalho sério que está sendo desenvolvido por estas iniciativas. Nossa intenção, enquanto Poder Público, é ampliar esta rede que é extremamente importante para nossa comunidade”, finalizou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!





Comprar armas e munições



Suporte via whatsapp!


Publicidade

Tabesa CDD Brasil